top of page

Formações Projeto Izidora 2017/1

Os encontros de formação tiveram como objetivo propor e testar metodologias aplicáveis no contexto do Programa Escola Integrada. Tais metodologias tinham objetivo de discutir as dinâmicas territoriais relacionadas à bacia hidrográfica do Ribeirão Izidora (regionais Venda Nova, Nordeste, Norte e parte da Pampulha), expandindo o espaço de aprendizado da escola para seu entorno e tornando o ensino mais contextualizado e prático.

Relatos de encontros

Encontro no Núcleo Cidade e Meio Ambiente (NCMA), Secretaria Municipal de Educação (SMED). 07/07/2017 
  • Discussão sobre implantação de coleta seletiva em 20 escolas na região da bacia hidrográfica do ribeirão izidora

  • SMED/NCMA: apresentação do projeto piloto de implantação de coleta seletiva em 15 escolas no barreiro, e parceria com a SLU (Secretaria de Limpeza Urbana). No primeiro momento, determinou-se quais seriam as escolas participantes. a partir disso, foi feita uma carta de compromisso entre a secretaria de educação e a diretoria das escolas, que determinou um responsável por administrar a coleta na escola. A SLU promoverá a orientação dos funcionários da escola, indicando a maneira adequada de separação do material reciclável, que pode ser armazenado em bags fornecidos pela secretaria ou da maneira que escola preferir. 

  • SMSA regional barreiro: apresentação do projeto de coleta seletiva em 20 centros de saúde na regional, que tem parceira com a COOPERSOLI (cooperativa de reciclagem).

2o Encontro de Formação da Mostra de Investigação Científica Escolar, na Estação Ecológica da UFMG. 20/06/17.
  • Apresentação da III FECATEC (feira de ciências, cultura e tecnologia)

  • Viviane Trindade, da Gerência de Coordenação da Educação Infantil, falou sobre a literatura e leitura no desenvolvimento de projetos de investigação científica. Iniciou a fala dando exemplos de livros infantis e demonstrando como seus elementos podem incitar discussões no ambiente escolar: desde o título, a ilustração, a capa, etc. Discutiu também a possibilidade de se construir livros dentro da escola, apresentando projetos de livros feitos com os estudantes.

  • Relato de experiência na UMEI UNIVERSITÁRIO: Foi apresentada a experiência de investigação a partir do plantio da semente de abacate. Tal demanda surgiu do preconceito que os alunos tinham com a vitamina de abacate servida na cantina da escola - ou seja, de seu próprio contexto. Os estudantes acompanharam a germinação da semente e o crescimento e replantio das mudas. O processo envolveu diversas áreas de conhecimento, desde biologia a artes e envolveu a comunidade escolar e do bairro - com exposições do processo.

  • Relato de experiência do Projeto Izidora: os encontros de formação com as educadoras da Escola Integrada como processo investigativo. Como desenvolver metodologias que discutem o espaço urbano a partir da realidade de cada escola? Foram apresentadas as experiências e desdobramentos dos momentos de formação, destacando os principais desafios de cada escola (como a dificuldade de se fazer trajetos com estudantes no bairro ou a ausência de recursos e pessoas para desenvolverem atividades).

bottom of page